Exercícios Resolvidos

Estas questões foram retiradas do livro "Fundamentos de Filosofia - Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes"


Página 311

Respostas por Maura Ramos.

1 ) Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política.

O conceito antigo de política era uma continuação da ética só que se aplicava a vida publica, já o conceito moderno está inteiramente ligado ao de poder, assim tanto do moderno quanto do contemporâneo a política significava força.

2) Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Explique essa afirmação.

Como o filósofo Bertrand Russell definiu dizia " a capacidade de fazer que os demais realizem aquilo que queremos", ou seja quem tem poder tem a capacidade de fazer com quem as outras pessoas realizem o que mandamos,pois os que tem poder ou os mais fortes comandam os mas fracos, os que estão abaixo do poder.

3) Comente a afirmação de Noberto Bobbio de que o poder político é o poder supremo numa sociedade de desiguais.

Ele quis dizer que em uma sociedade quem tem o poder e quem manda pois por exemplo quem tem dinheiro manda e quem não tem quem esta em um nível mas alto manda dos mais baixos,principalmente em uma sociedade desigual pois em uma sociedade que tenha ricos e pobres quem sempre ira ter o poder das suas mãos sera o rico pois sempre terá mas recurso, ou melhor dizendo quem tem poder em uma sociedade pode tudo.

Pagina 315

Respostas por Isabelly Rodrigues.

4- Analise e comente o conceito de Max Weber para o Estado.

Na visão dele o Estado era uma instituição política que é dirigida por governadores soberanos, que reivindica o monopólio do uso legitimo da força físico em um determinado território, fazendo com que a sociedade existente nesse local seja subordinada ao Estado.

5- Em que sentido podemos falar de uma contraposição entre sociedade civil e Estado.

O Estado é entendido como a instituição que exerce o poder da força nas suas diversas funções, sejam elas administrativas, jurídica ou legislativa. Já a sociedade civil costuma ser definida como um grande campo de relações sociais que se desenvolve separadamente do poder do Estado.

Ex.: as igrejas, as escolas...

6- Qual deve ser a função dos partidos políticos em relação à sociedade civil. Em sua opinião.

Os partidos políticos tem a função teórica e ideológica que tem em vista a conquista e manutenção do poder político para, por meio dele, realizar finalidades de interesse geral,ou seja, o partido deve ser uma ponte entre a sociedade e o Estado. Mas nem sempre o dever vem em primeiro lugar.

Resposta por Isabella Christina.

7- Regime político é o modo característico pelo qual o Estado relaciona-se com a sociedade civil. Como se relacionam com a sociedade civil os regimes políticos democrático e ditatorial? Detalhe suas características.

No regime democrático de Atenas uma parte dos cidadãos participavam diretamente e decidiam os rumos políticos na sociedade, numa democracia direta. Atualmente há a democracia representativa, onde os cidadãos elegem seus representantes políticos.

A ditadura conservava o caráter de poder excepcional, concentrando o poder nas mãos do governante.

Página 325

Respostas por Isabella Christina.

8) Destaque os aspectos do pensamento de Platão que culminam com a ideia de um rei filósofo.

Para Platão, aquele que, pela contemplação das ideias, conheceu a essência do bem e da justiça e que manteve seus estudos até o ponto mais alto- a filosofia- deve governar a cidade como um rei filósofo.

9) A base do pensamento político de Aristóteles é a afirmação de que o ser humano é por natureza um animal político. Explique:

a) Como ele chegou a tal conclusão.

Aristóteles dizia que por natureza um ser humano é um ser social, pois não pode viver completamente isolado de seus semelhantes, e que a sociedade deve se organizar conforme essa natureza, em busca de um determinado bem, correspondente aos anseios de quem a organiza que, envolvido com a polis, é um animal político.

b) Como essa conclusão vincula-se à ideia de que o objetivo da política é o bem comum, e o que é o bem comum para ele.

Para ele, “O todo deve necessariamente ter precedência sobre as partes”, ou seja, que a falta de um indivíduo não destrói a cidade; por isso Aristóteles afirmou que a ética é entendida como uma parte da política, e que a ética dirigi-se ao bem individual e a política ao bem comum. E em sua ideia o “bem comum” refere-se a vida boa e feliz.

Respostas por Marco Antônio.

10) A partir da idade Média, que relação se estabeleceu no pensamento político entre a ideia de Deus e a de governante? Que teoria se formulou a seu respeito no inicio da idade Moderna? Explique-a.

A partir da idade moderna surgiu a ideia que os governantes seriam representantes de Deus na terra. O rei passou, então, a ter o direito divino.

11) O realismo político de Maquiavel inaugurou uma nova maneira de pensar a política. Que novidade foi essa? Como essa novidade se expressou?

 “Os fins justificam os meios” era a frase que Maquiavel usava com relação a política. Entre o meio político a frase teve um bom aceito, já moralmente essa frase seria uma pessoa sem escrúpulos.

12) Hobbes entendia que o “homem é o lobo do próprio homem”. Explique essa tese e como ela o levou à sua concepção de Estado.

 Para Hobbes, existirá sempre uma competição intensa até que um domínio seja alcançado. A consequência dessa obvia disputa infindável entre os seres humanos em estado de natureza foi gerar um estado de guerra.


Respostas por Lucas Fonseca.

13) Locke e Rousseau também formulam suas teorias contratualistas acerca da origem do Estado, polemizando em grande parte com concepções de Hobbes. Discorra sobre essas teorias, procurando destacar os aspectos desse debate.

Hobbes afirma que cada indivíduo vê seu semelhante como concorrente que precisa ser dominado, Locke afirma que cada um é juiz de si próprio e o Estado apenas asseguraria os direitos naturais e a liberdade, já Rousseau é mais liberal, defende o pacto social no qual o indivíduo concorda em submeter-se a vontade particular à vontade geral (de todo o povo).

14) Que crítica fez Hegel às concepções de Hobbes, Locke e Rousseau?

 Hegel faz essa crítica discordando da ideia dos outros filósofos de que os indivíduos isoladamente através de acordos ou até mesmo da força formam o Estado. Para Hegel, situa-se uma pessoa através das características que ela apresenta (língua, tradições, etc.) e essas características são anteriores a cada um dos indivíduos isolados e são elas que o definem como um ser social. Ele considera que "o Estado precede o indivíduo".

15) Como se posicionaram Marx e Engels em relação à teoria contratualista e liberal a respeito da origem e do papel do Estado?

 Eles defendiam que as funções administrativas eram exercidas pelo conjunto dos membros da comunidade e depois de certo tempo essas funções foram restritas apenas a um grupo de pessoas que tinha força para impor regras e normas